Chia: grão ótimo para a saúde!

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Originário do México e Colômbia, o grão da chia (Sálvia hispânica L.) já fazia parte do cardápio dos nossos ancestrais há alguns séculos, sendo reconhecido como um excelente alimento. É fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre).

O melhor de tudo é que a chia é um emagrecedor 100% vegetal e não contém glúten!!! 

Chia

Benefícios:

– Combate inflamação.

– Desintoxica.

– São muito nutritivas.

– Proporcionam muita energia.

– Reduzem a ansiedade.

– Ajuda a emagrecer: um dos motivos que fazem da chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que a semente proporciona.

– Previne e controla o diabetes: por conter fibras e aumentar o tempo de liberação da glicose, a chia pode ser relacionada com a prevenção do diabetes tipo 2.

– Previne doenças cardiovasculares: o consumo regular de chia é capaz de evitar doenças como infarto, derrame e hipertensão graças as suas grandes quantidades de ômega 3.

– Regula o colesterol.

– Fonte de cálcio: por ter bastante cálcio, a chia é uma alternativa para indivíduos que têm intolerância à lactose, necessitando de fontes alternativas desse mineral. Porém, alimentos como tofu e gergelim contêm maiores quantidades de cálcio, e vale consumi-los também.

– Protege o cérebro.

Pele, unhas e cabelos mais bonitos.

– Efeito anti-celulite.

– Fortalece a imunidade.

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Dicas de consumo: 

Consuma em sucos de frutas, saladas ou junto de qualquer refeição. Pode também ser utilizada para enfeitar diversos pratos, adicionada à massa no preparo de receitas saudáveis de pães, bolos e biscoitos.

OBS: O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos e estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis, incluindo a prática de atividades físicas.

São recomendadas 2 colheres (sopa) de Chia em grãos por dia para obter seus benefícios.

Pode ser encontrada de três formas – in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

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Receitinha:  

Gente, eu sou apaixonada por bolo. Então a receita vai ser de bolo 😀

Vamos lá?!

BOLO DE IOGURTE  E CHIA

bolo de chia

INGREDIENTES:

– 300 g farinha de trigo – Se usar farinha de arroz fica um bolo sem glúten!

– 260 g de iogurte natural desnatado

– 5 ovos

– 150 g açúcar light

– 30 g fermento em pó Royal

– 60 ml óleo de canola

– 8 g semente de chia

MODO DE PREPARO:

1.      Retirar o soro do iogurte

2.      Junte todos os outros ingredientes, iogurte sem soro, menos a chia, bata no liquidificador, até ficar uma massa homogênea

3.      Untar uma forma com margarina light e farinha, colocar a massa do bolo, salpicar a chia e levar ao forno pré aquecido a 140 graus por 20 minutos

Rendimento: 20 porções de 45 g

Agora que você já conhece todos os benefícios da semente, é hora de provar. Você pode adicionar o grão nos pratos doces ou salgados em qualquer refeição do dia.

Eu adorei inserir a chia na minha alimentação e espero que vocês gostem também!

Beijos

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5 comentários sobre “Chia: grão ótimo para a saúde!

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