Banana: uma penca de benefícios para a sua saúde

banana

Originária do sudeste da Ásia a banana é uma das frutas mais consumidas pela população brasileira e tem muito mais que potássio.  É uma fantástica fonte de energia, altamente nutritiva e baratíssima.

No Brasil as principais variedades dessa fruta são: banana maçã, nanica, ouro e prata. Não importa qual é o tipo da banana, as características nutricionais são muito semelhantes. A diferença está no aroma, no sabor e na textura e não no valor nutricional.

A banana pode ser encontrada em praticamente todas as estações do ano e é um ingrediente que compõe uma grande variedade de pratos doces e salgados.

Benefícios:

  •  Aumenta a sensação de saciedade, por ser rica em fibras.
  • Ajuda no combate à insônia, por ter triptofano; um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono.
  • Acalma o estômago e ajuda na digestão, ela pode ajudar a equilibrar o intestino sem ser necessário o uso de laxantes.
  • Rica em vitamina do complexo B acalmando o sistema nervoso.
  • Nas câimbras e dores musculares, sendo um alimento rico em vitamina B6 e B12.
  • Por ser rica em potássio e vitamina B6, ajuda a diminuir as cólicas menstruais.
  • De acordo com uma recente pesquisa feita com pessoas que sofrem de depressão, muitos se sentiram melhores depois de comer banana. Isso por causa do triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, que é conhecida por fazer você relaxar e melhora seu humor.
  • Rica em ferro, a banana pode estimular a produção de hemoglobina no sangue que ajuda no caso de anemia.
    Por ser altamente rica em potássio, portanto baixa quantidade de sódio, ela é a fruta para se combater a pressão alta e prevenir derrames.
  • Auxilia no processo de cicatrização de feridas, sangramentos de gengivas e pequenos cortes.

DICA: Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer um milk shake de banana adoçado com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel recupera o nível de açúcar no sangue enquanto que o leite acalma o estômago e te reidrata.

Como comprar?

Dê preferência às frutas em que a parte amarela da casca predomine sobre a preta e as de formatos arredondados. As bananas não devem estar nem verdes nem totalmente maduras; as muito maduras têm mais açúcar do que fibras, e as mais verdes tendem a prender o intestino. Para a conservação da fruta recomenda-se colocá-la em lugar fresco e arejado. Depois de amadurecida, pode ser mantida na geladeira entre três e cinco dias.

Não precisa ser madura!

Já pensou em comer banana verde? Considere! Nesse estágio, a fruta é classificada como um alimento funcional, que nutre e ainda previne doenças. Sua polpa é rica em amido resistente, molécula parecida com a fibra.
O jeito certo de consumir a fruta verde é na forma de biomassa: cozinhe seis bananas com casca na panela de pressão, por 15 minutos, e bata tudo no liquidificador até virar um purê. Adicione essa mistura a sopas, caldos, molhos ou no feijão e ganhe muito mais saúde.

Como e quanto consumir:

Coma banana nos lanches e use-a no preparo de bolos e doces. Não há uma quantidade diária ideal de consumo, mas é aconselhável comer cerca de três porções diárias de frutas variadas. Diabéticos e obesos devem consumir a fruta com moderação (a polpa de banana verde é uma alternativa melhor), indicação do médico e, de preferência, junto com uma fibra, como farelo de aveia. Isso porque a fibra ajuda a reduzir o índice glicêmico da fruta, que é alto (ela é rapidamente absorvida, o que aumenta a glicemia). Quem sofre de insuficiência renal também precisa tomar cuidado no consumo: em excesso, o potássio pode ser perigoso.

VOCE SABIA? As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio presentes na fruta ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina. Mas nada de exagerar. Em todos os casos, os especialistas orientam a inclusão de, no máximo, duas bananas por dia no cardápio.

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