Tendência: PAISLEY!

pAISLEY

A estampa que mais caracteriza os anos 70 é a Paisley. O nome pode ser bem diferente, mas ela é mais comum do que você imagina! Ao olhar para a padronagem, logo associamos ao movimento hippie. Mas ela não surgiu aí! Aliás, voltem bastante no tempo, no século XVII. A estampa era comum na Índia, xales estampados eram feitos na região da Caxemira, mas ainda não era nomeada de “Paisley”. Exploradores britânicos levaram essa novidade para a Europa, mas, como o custo de importação era muito alto, tiveram que achar outra saída para o comércio.
acessorios

Aí que entra a explicação do nome Paisley. Na verdade, esse é o nome de uma cidade na Escócia que ficou famosa por conseguir reproduzir a estampa e vender muito mais barato para toda a Europa. Mas, como vemos, a estampa foi muito além dos xales indianos de cashmere.

Bem mais tarde, John Lennon teve um carro com a sua estampa e a Fender guitars criou as guitarras Pink Paisley com as estampas adesivas.
Nos anos 80 a 90, bandanas vermelhas ou azuis identificavam afiliação em gangues afro-americanas (Bloods e Crisps). Rappers como Snoop Dog a utilizam nos seus vídeos com este significado.

Em 2013, a padronagem retorna e cai no gosto das famosas que circulam exibindo a paisley em seus looks. Atualmente, ela ganha novas possibilidades e aparece em diferentes conjuntos de imagens, que misturam seu desenho a outros motivos indianos, reforçando sua origem. Em fundos coloridos ou de maneira sóbria, a paisley aparece em vestidos, calças ou detalhes de acessórios como lenços!

Sem título

Como usar estampa Paisley

Nos dias mais quentes, aposte nos tecidos mais finos, fluídos e com uma leve transparência para deixar o look mais leve e fresquinho. Para os dias em que o calor não for tão intenso, os tecidos mais elaborados são a opção ideal.

Uma das vantagem desse tipo de estampa é que ela combina com figurinos para as mais diversas ocasiões. Para aproveitar um dia na cidade ou curtir um passeio beira à mar, aposte nos vestidos, blusas soltinhas, regatas, saias e shorts com estampa Paisley, de preferência em tecidos leves e desenhos em tons mais vivos.

Dá até para usar peças com a estampa no ambiente de trabalho. Para combinar é fácil. Prefira os tecidos com desenhos menores e mais discretos, cores mais neutras. Misture uma das peças do look, de preferências blusas ou camisas com jeans básico ou saias e vestidos mais elaborados.

Se quiser usar a estampa Paisley para compor um look balada, a dica é apostar em tecidos finos com um toque de brilho e cores mais vibrantes.

Se preferir uma forma mais discreta de ficar na moda da estampa Paisley, use e abuse dos acessórios. Pode ser um lenço estampado amarrado na cabeça estilo turbante ou no pescoço. Outra dica é usar calçados e bolsas com a estampa.

estampaaaEu já havia usado antes e gosto dessa tendência, e vocês? o que acham?

Beijoos

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Tendência: PAISLEY!

  1. Acho lindo! Sempre gostei desse tipo de estampa, mas não tenho muitas peças na verdade…
    O que mais gosto de usar é um lenço mostarda com as estampas pretas (:

    beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s