Tudo para unhas saudáveis e bonitas!

cuidados-com-as-unhas-1337033942381_615x300Que todas nós queremos estar com as unhas belas todo mundo sabe, mas será que cuidamos dela do modo correto? Nem sempre! A maioria das mulheres acabam danificando muito as unhas para conseguir o efeito “unha feita” (eu era assim até pouco tempo atrás). 

Porque as unhas estão fracas? Os principais motivos são:
1) Desidratação: para resolver esse problema, basta usar frequentemente um bom hidratante para as unhas, atualmente existem varias opções no mercado por um preço bacana.
2) Traumas:

  • digitação (repetição de movimento na ponta dos dedos e unhas)
  • hábito de fazer as unhas com os instrumentos errados

3) Falta de vitaminas (ferro, vitamina H, etc)

Qual é o modo correto de fazer as unhas sem comprometer a saúde? 

LIMPE: manter a higiene evita fungos e outras doenças de pele e unhas, além de ativar a circulação sanguínea, outro fator que favorece a saúde das unha. Use uma escova e levemente retire toda impureza da parte superior e inferior das unhas. Repita o ato todo dia e não se esqueça de hidratar!

CORTE: umedeça as unhas com água e use material especifico para cortá-las, o corte deve ser feito de maneira perpendicular à superfície das unhas.

LIXAMENTO: lixe apenas as bordas e busque deixar o centro reto e os cantos ligeiramente arredondados, arredondar as bordas laterais por completo facilita a quebra e aumenta o risco de encravar.

Obs: evite polir as unhas, pois isso afina sua espessura.

CUTÍCULA: elas tem o papel de proteção da base da unha. Sua retirada facilita o aparecimento de infecções, então evite usar alicate. Para manter as unhas bonitas basta empurrar as cutículas  de maneira suave com uma espátula de madeira.

DICA: para amolecer suas cutículas basta besuntar as unhas com hidratante e cobri-las com algodão umedecido, ou então, aproveite a hora do banho.

Para abandonar o uso do alicate invista em hidratantes específicos para as mãos ou até mesmo seu hidratante corporal, isso evitará o crescimento das cutícula, afinal elas só crescem quando há necessidade de proteger a unha. 

ESMALTANDO: muitos acreditam que o esmalte é o responsável pelo enfraquecimento das unhas, pelo contrário o esmalte funciona como uma barreira, que evita a perda da água pela unha, protegendo-a da desidratação. Pinte as unhas normalmente e lembre-se de passar base!

O que resseca as unhas são os removedores à base de álcool, acetato de etila ou acetato de butila, então procure por removedores que não contém essas fórmulas químicas. Opte pelos removedores oleosos, com álcool cetílico, palmitato cetílico, lanolina, óleo de mamona, etc. Eles não são tão eficientes na remoção, mas basta passar mais de uma vez o produto para alcançar o resultado.

Com esses cuidados suas unhas estarão sempre belas e saudáveis!

Sei que o post ficou longo, mas vale a pena ler pessoal!

Beijos!

Anúncios

5 comentários sobre “Tudo para unhas saudáveis e bonitas!

  1. Ótimas dicas!!
    Quero há muito tempo deixar de tirar as cutículas, mas infelizmente isso ainda está muito longe pra mim, porque minhas cutículas crescem muito, e são sempre muito ressecadas, apesar de hidratá-las sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s